Brincaturas & Teatrices

Brincaturas e teatrices

Um Pontinho de Cultura.

De acordo com Makarenko, a prática pedagógica é a organização do coletivo, para a educação da personalidade no coletivo e somente por meio do coletivo. Acreditando nessa força para a educação da personalidade, a Casa desenvolve um diálogo com esse pedagogo e vários outros mestres, compreendendo melhor um novo percurso pedagógico que segue por meio da identificação com suas ações.

Desde 1996 a artista pesquisadora Lais Dória* vem construindo, com sua equipe, a pedagogia das Artes Emendadas oferecendo o curso ‘Brincaturas & Teatrices’ ¹, carro chefe da Casa (em processo permanente de pesquisa). O curso é gratuito e privilegia o teatro sem deixar de lado as outras manifestações artísticas como os jogos tradicionais, a dança, a música, as artes visuais, a literatura, o cinema e as multimídias que são oferecidas nas oficinas do curso. Os alunos passam por todas as oficinas ampliando horizontes culturais e descobrindo seus sonhos, às vezes adormecidos. 

No primeiro semestre de 2018 foram formadas duas turmas e as aulas acontecem no período vespertino, três vezes por semana. 

¹ (Nome criado com palavras inventas pelos alunos em 2009), e em 2010, reconhecido pelo MINC, como Pontinho de Cultura).

*Mestre em Artes pela ECA/ USP.