Quem Somos

Fomentar a reflexão no sentido de poder aprofundar as relações humanas entre as pessoas, cultivando o sentimento de cidadania e do coletivo. É com esse pensamento que a Casa de Ensaio¹, uma organização social (OSCIP) se apresenta como um Centro de Referência em Arte, Educação, Cultura, Social e Meio Ambiente – uma escola de verdade, só que de brincadeiras. 

img_4058

Situada em Campo Grande/MS a organização vem resistindo desde 1996 e fazendo a diferença com um trabalho que busca qualidade, estética, agrega sempre novos conhecimentos e vem apresentando bons resultados. Carregado de poesia e afeto, em tempos contemporâneos onde tão pouco é oferecido para esse público com senso critico em formação: a infância e a adolescência. Um dos programas ancora é o curso de longa duração: Brincaturas & Teatrices, (Pontinho de Cultura), que trabalha em sua maioria com alunos de escola pública, bolsistas de escola particular e outros.

Este curso vem contribuindo para o desenvolvimento de uma metodologia viva, própria intitulada Pedagogia da Casa², apoiada sobre as quatro aprendizagens fundamentais, denominadas pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Com salas próprias para cada oficina, possui também uma galeria de artes e uma biblioteca denominada Áurea Alencar, (Ponto de Leitura), que conta com mais de 4.000 títulos em seu acervo, entre livros, CDs, DVDs e assinaturas de revistas mensais (doação do MINC). Além disso, a Casa de Ensaio tem vários grupos: Trupe da Casa, Bate Lata, Canto da Casa, Corpo da Casa, entre outros, resultados concretos dessa experiência que serve para divulgar nossa arte com educação.


¹ A Casa de Ensaio é formada por uma equipe de artistas profissionais que vem se especializando continuamente (alguns, ex-educandos da Casa), possui redes de contatos com organizações sociais de outros estados e assim como outros países: Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Argentina, Guatemala, Peru, Bulgária, Alemanha, Chile, Inglaterra, Itália, Espanha, dentre outros.

² A pedagogia da Casa, hoje publicada em livro (Casa de Ensaio, Editora Casa de Ensaio), vem sendo desenvolvida e sistematizada desde 1996, pela artista pesquisadora Lais Doria, co criadora da Casa de Ensaio, pedagoga por formação (RJ), Líder Avina, mestre em Artes Cênicas (ECA USP), membro do 1º observatório brasileiro de arte educação (IC&A) e da rede latinoamericana de arte e transformação social (RLATS).

 

 

 

6 comentários em “Quem Somos

  1. Boa tarde, quero saber como participar para fazer teatro, dança.
    Minha neta tem 15 anos

    Curtir

    • Olá Amabila! Aqui na casa oferecemos nossos cursos livres, temos teatro musical, dança, violão e artes visuais
      Para as aulas dia de semana na Casa nós divulgamos o período de inscrições sempre no começo de cada ano, as crianças podem entrar com a idade de 8 à 12 anos, mas nos cursos livres podem a partir dos 12!

      Estamos a disposição e obrigado por entrar em contato!

      Curtir

  2. Boa tarde, eu gostaria de participar pra fazer teatro. Tenho 17 anos. Como faço pra participar?

    Curtir

    • Boa tarde Adryelle!
      Infelizmente as inscrições da Casa de Ensaio, são para crianças de 8 à 12 anos e elas permanecem até os 17. Essa idade é devido ao planejamento de ensino, trabalhamos a Arte Transformação durante esse período. Mas a Casa está aberta para você vir, conhecer e fazer nossos cursos livres e o que sentir vontade!

      Curtir

  3. Regiane cruz

    Boa tarde! Sou Regiane.
    Minha filha tem 9 anos. Como faço para inserí-la na instituição?
    Somente começo do ano faz a inscrição ou posso deixar o nome dela antes?
    Obrigada!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s